terça-feira, 27 de outubro de 2015

#7 - Só vou comer bacon! #sqn


    Olá galera, vou falar hoje sobre uma "polemica" do bacon, faz mal? faz bem?

    Muitas pessoas são atraídas para a dieta paleo quando ouvem "pode comer bacon", mas não é por isso que você deve fazer a farra do bacon. Se você não tinha o hábito de comer bacon todos os dias por que você vai se forçar a comer? O bacon é geralmente visto como um vilão em qualquer dieta tradicional, o que acontece na paleo é que ele vira o simbolo da dieta como se não existisse outra coisa para ser consumida, só pelo fato dele não ser um alimento "proibido".
 
    Recentemente saiu em tudo quanto é lugar carnes processadas causam câncer, e é claro eu vi no jornal da televisão a reportagem crucificando o bacon. Mas então onde está a verdade? a tv está mentindo? ou mentiram para mim que bacon não faz mal? Nem um dos dois estão mentindo a questão está no tipo de bacon que você consome, o bacon PROCESSADO faz sim mal a saúde, só esqueceram de divulgar que não é apenas a carne processada mas TODOS alimentos processados podem sim causar câncer!

    Você deve estar acostumado com o bacon de supermercado com uma embalagem, geralmente eles costumam vir com nitritos e fumaça que dá o defumado, outros vem até com açúcar! nitrito e fumaça liquida não é a melhor coisa do mundo, o problema está na nitrosaminas que aparece através do aquecimento excessivo dos nitritos e ncomposto aromáticos da fumaça.

    Um tipo de bacon natural com corte junto ao lombo de porco diferente do bacon que conhecemos é bem comum na inglaterra, de preferência a ele (se você achar) e parece ser uma delicia:



    O dê preferência para o baco natural, claro que é muito mais difícil de achar, mas apesar de tudo isso, o bacon mesmo defumado é muito menos pior do que uma salsicha, um nugguet, e ele não ativa a insulina como o pão, a bolacha...

    Coma bacon sim, de preferência um bacon natural, se não encontrar pegue o defumado, diferente do nugget, salsicha e afins que tem um monte de substâncias químicas a única coisa que fizeram basicamente foi adicionar nitrito e fumaça, mas claro não precisa fazer do bacon processado o seu alimento diário, do natural não tem problemas, claro que ninguém vai fazer do bacon a base da sua alimentação, isso não é saudável, assim como comer apenas alface, não é saudável.

quer se aprofundar mais a respeito? siga o link abaixo:
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/01/bacon.html



segunda-feira, 26 de outubro de 2015

#06 - Mito comer de 3 em 3 horas!


    Olá galera, você já deve ter ouvido muito sobre comer de forma programada de 3 em 3 horas para não sentir fome.


    Mas de onde surgiu isso? Eu pensava que com certeza algum cientista ou médico, tivesse feito um estudo sobre isso, mas eu estava totalmente enganada, a verdade é que isso é um boato que surgiu se baseando na lógica de que se você não comer de 3 em 3 horas seu metabolismo vai desacelerar e quando você sentir fome vai comer mais do que deveria.

    Agora vamos pensar o que é a fome? um instinto fisiológico certo?! Então, assim como a fome temos outros instintos fisiológicos, temos vontade de urinar, defecar, dormir, beber água, por que a fome deveria ser diferente? Não deveria, nós fomos feitos para viver na natureza, e na natureza se come quando se tem fome, no seu dia a dia deve ser assim também.

    Para obter sucesso na dieta paleo com lowcarb devemos comer só quando sentirmos fome!, mas e se eu trabalho, tenho horário de almoço estipulado, não sinto fome nesse horário, devo comer para não sentir fome depois? Errado! a regra é clara coma só quando tiver fome, se a fome bater em um momento depois que você não possa fazer uma refeição de verdade, coma um lanchinho(castanhas, queijo, salada) para passar um pouco a fome, e para que você possa comer mais tarde uma refeição de verdade quando tiver tempo.

    O metabolismo biológico não é uma máquina que funciona igual em todo tempo, temos oscilações de metabolismo a cada instante, acelerar o metabolismo comendo de 3 em 3 horas é como querer que o corpo trabalhasse como uma fornalha que precisa de lenha para não apagar o fogo. 
    
    Temos muitos estudos feitos sobre essa questão de ficar tempos sem comer, um deles constatou ainda que algumas pessoas que ficaram sem comer de 3 em 3 horas aceleraram ainda mais o metabolismo, isso quer dizer que tenho que ficar passando fome? Não! isso só mostra que não há correlação entre comer de 3 em 3 horas e acelerar metabolismo, se você tem uma alimentação lowcarb e com comidas de verdade pode comer a hora em que sentir fome até que se sinta saciado, lembrando que saciado é diferente de cheio estourando, saciado é quando você come devagar e sente que não está mais com fome! Se daqui a 3 horas sentir fome, então coma, mas acredito ser muito difícil sentir fome de 3 em 3 horas nessa dieta.  

para quem quiser ir mais afundo nos estudos publicados segue o link abaixo:
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/06/comer-de-33-horas-ma-ideia.html

sábado, 24 de outubro de 2015

#05 - Mitos Sobre a Paleo


    Olá galera, esse post é um dos que eu mais tive vontade de escrever para tirar as dúvidas!

    Quando a pessoa não sabe ou nunca ouviu falar sobre a dieta paleolítica ela está acostumada a saber que dieta saudável é com reeducação alimentar, exercícios físicos por quase 1 hora na academia, essa reeducação alimentar se ouve para comer de tudo um pouco, comer de 3 em 3 horas, beber 2 litros de água, se quiser emagrecer contar as calorias.. enfim.
 
    Mas ai chega você deslumbrado com esse mundo paleo onde as coisas são mais fáceis de se seguir, e fala a uma pessoa sobre a paleo e que é incrível e tal. A primeira coisa que vem na mente da pessoa quando se fala de dieta paleolítica é isso:


    Mas a gente sabe que não é isso, a dieta paleo não significa comer igual a um homem das cavernas, até porque vivemos no século 21, nós devemos sim é dar preferência por alimentos naturais, e tentar comer o mais próximo dos alimentos que existiam antes. Mesmo as frutas e vegetais de hoje em dia não são como os alimentos de antes, sofreram modificações com o passar dos anos.

    Quando eu comecei a querer mudar de verdade resolvi procurar uma nutri também, depois de um tempo comecei a aprender sobre paleo, e para minha infelicidade essa nutri que eu me consultava não era uma pessoa atualizada, fui perguntar a ela o que ela achava sobre a dieta paleolítica, acredito que ela nem deve ter se dado ao trabalho de pesquisar sobre e já me respondeu: "acho uma dieta muito restritiva, porque se come SOMENTE alimentos crus", naquele momento eu fiquei em choque ao ver a desinformação da mesma. ela deve ter imaginado que eu fazia isso:


    Gente por favor entendam a dieta paleo não é isso, já falei sobre o porque dessa dieta ter esse nome no post #01
   
    Pensar dessa forma não te deixa evoluir, faz você criar esteriótipos das coisas sem nem antes conhecer e entender do que se trata, outra coisa é o esteriótipo de que quem faz esse tipo de dieta come só bacon, churrasco, óleo de coco puro, linguiça, coraçãozinho, creme de leite, nozes, pele de frango, queijos amarelos, muitos ovos.. NÃO É ASSIM!! nosso corpo precisa de nutrientes, comer com base paleo aceita sim esses alimentos citados, mas também aceita TODOS LEGUMES, VERDURAS E FRUTAS. 

    Nossa mas eu tinha ouvido que frutas eram proibidas! NÃO!! frutas não são proibidas, o que acontece é uma confusão com o que se diz respeito ao objetivo de cada um na dieta, vou fazer um post sobre isso para explicar melhor, mas em resumo a paleo serve para emagrecimento, ganhar massa muscular, e manter o peso com saúde, não é apenas uma dieta para emagrecimento, se você pretende perder peso diminua a ingestão de frutas com alto índice glicêmico sim, mas diminuir não é extinguir!

    Abaixo vou mostrar a foto de como realmente você pode enxergar a paleo:




sexta-feira, 23 de outubro de 2015

#04 - Leite e Derivados


    Olá galera, vou falar hoje de algo que gera dúvidas principalmente em quem está começando, o leite. 


    A paleo tem como lema principal de alimentos naturais, e você pode se perguntar: "mas o leite não é natural?" Sim. O leite tirado da teta da vaca na hora é natural, tem gorduras boas proteínas e muito cálcio, como nós sabemos. O porém do leite é ele costuma passar por muitos processos químicos quando saem da teta da vaca e vão parar em uma embalagem de leite.
 
    Todo esse processo químico que o leite de caixinha sofre acaba retirando quase toda a gordura boa do leite, fora isso tem conservantes. Outra coisa muito falada é que o ser humano é o único mamífero que continua tomando leite mesmo depois de criança, o problema é que a enzima que ajuda a processar a lactose do leite vai deixando de ser produzida pelo nosso corpo com o passar dos anos.

    Algumas pessoas acabam se tornando intolerantes a lactose, outras apenas produzem mais gases por causa da lactose, tem a caseína do leite também que acaba não sendo tão boa para algumas pessoas.

    Agora você pensa: "não vou mais poder tomar leite?", não é bem assim, você pode tomar seu leite, mas tente evitar o consumo, o que você deve evitar é leite desnatado, pegue o leite mais natural possível, não tem vaca ai por perto? toma o leite de caixinha que tenha mais gordura, os derivados como creme de leite, queijo, iogurte não são melhores do que tomar leite puro, faça um experimento com você, tente ficar sem beber leite e veja se está se sentindo melhor.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

#03 - Óleos e Gorduras


Olá galera, vamos falar sobre algo um pouco mais científico que é a diferença óleos e gorduras.



    Você já deve ter ouvido falar que o azeite faz bem para saúde, que gordura trans faz mal, que óleo de coco faz bem ou mal, que bacon mata, torresmo nem chegue perto, gorduras saturadas entopem as veias, que óleo de canola faz bem... Mas afinal o que são gorduras saturadas, mono insaturadas, poli insaturadas?
 
    A mídia na maioria das vezes está mais preocupadas em ganhar seu dinheiro, você provavelmente não vai ver um comercial sobre alface e tomate, mas sobre lanches felizes com certeza.

   São tantas informações contraditórias que podemos muitas vezes ficar perdidos sem saber no que acreditar, mas a internet está ai com muitos artigos científicos de confiança para te ajudar!


  •     Gorduras Saturadas, Insaturadas e Poli-insaturadas

    As gorduras saturadas são na maioria das vezes condenadas por serem as gorduras ruins, que aumentam o colesterol "ruim", mas muitos estudos hoje em dia comprovam que isso não é a verdade, pense que no passado as pessoas usavam banha de porco para cozinhar, e por que será que os ataques cardíacos eram quase inexistentes a uns 100 anos atrás? a gordura dos alimentos naturais não são o problema central, pense que quando você consegue extrair a gordura de um alimento natural sem milhares de processos químicos essa gordura não é o problema!

    Assista ao vídeo abaixo para entender mais um pouco sobre as gorduras saturadas.



    E as gorduras Poli-insaturadas e Monoinsaturadas? qual é a diferença delas? A diferença delas está na composição química claro, para entender melhor assista os vídeos a seguir:





    Tome cuidado com os óleos poli-insaturados como, óleo de girassol, óleo de soja e óleo de canola, de preferência a usar banha de porco, óleo de coco, manteiga e azeite de oliva extra virgem. 



    Quer ir mais afundo cientificamente?
 visite o blog do Dr Souto:
    

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

#02 - Mude a Sua Mente


    Olá galera, quero falar de algo muito importante, que sem isso é realmente impossível fazer qualquer tipo de mudança alimentar, sua mente! Não adianta apenas as pessoas falando "você precisa emagrecer!", não adianta apenas você pensar "eu preciso emagrecer!".



 
    A verdade é que muitas vezes nós apenas queremos uma pilula mágica que nos faça ir dormir acima do peso e acordar magro, o mesmo vale para quem quer ganhar massa muscular. Meu maior foco aqui é a obesidade pois é com o que tenho mais experiência de vida.

    A comida acaba muitas vezes por ser o centro da sua vida, estou triste, feliz, ansioso? vou comer! E essa não é a melhor forma, muitas vezes após comer vem aquela tristeza e pergunta na mente: "por que eu fiz isso comigo?". Pensar que precisa tomar uma atitude não é tomar essa atitude, sempre deixamos para depois, na sua mente você pensa: "ah um dia vou ser magro", mas esse dia não vai chegar se você nunca tomar uma atitude.

    Nem sempre devemos começar um novo estilo alimentar quando nos "sentimos" totalmente prontos para isso, por exemplo, predefinimos que próxima segunda-feira vai ser o dia de começar a dieta de vez, isso nem sempre da certo, cada pessoa funciona de um jeito, eu demorei a cair na realidade porque eu só queria emagrecer de uma hora para outra, me via uma pessoa sem saída nenhuma.

    Pensei que não importava mais o que eu iria comer, eu toparia qualquer coisa para emagrecer, isso foi o melhor pensamento? NÃO! longe disso, eu tentei ter anorexia, fui pesquisar para como ser anoréxica, mas nas dicas era como seguir uma dieta, tinha que ser regrada para comer apenas X coisas uma vez ou outra, tentei por 1 dia e fiquei com muita fome, mas desisti totalmente dessa ideia, se é para ser regrada eu posso seguir aquelas dietas convencionais de reeducação alimentar e não passar fome, mas meu desespero era tanto que eu tentei tomar remédio para emagrecer (que não funcionou!), e como eu já tinha feito reeducação alimentar antes e eu sabia que iria demorar muito resolvi tentar a Dukan porque diziam que era rápido para perder peso, fiz regrada a Dukan por 3 semanas, mas eu me sentia triste porque é enjoativo comer só proteínas em alguns dias, não poder comer frutas.. e enfim.

    Ou seja, a melhor coisa é não ter essa pressa em querer consertar algo que demorou até anos as vezes para ficar assim, tenha em mente que você precisa mudar seus hábitos para o resto da sua vida, e isso não pode ser uma dieta que te deixe triste, que seja difícil de seguir ou que faça mal para sua saúde!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

#01 - Dieta Paleo e Grãos


    Olá galera, hoje vou falar sobre os grãos na alimentação paleo.
 
    Por que a dieta se chama Paleolítica? esse é um bom principio para começar a explicar a dieta, ela tem esse nome porque remete a era paleolítica que foi antes do advento da agricultura, onde os homens costumavam caçar para se alimentar. Isso significa que eu vou ter que sair por ai caçando minha comida igual aos homens das cavernas? NÃO afinal nós não precisamos fazer isso, e não tem nada a ver com isso, a questão do nome é mais por causa da agricultura!

    A dieta Paleolítica não inclui grãos em geral, e você deve estar pensando: "que absurdo!!", pois é eu também fiquei preocupada quando ouvi isso, afinal sempre tinha ouvido falar sobre a importância de comer grãos por causa das fibras e nutrientes, mas o que eu não sabia era sobre os anti nutrientes que esses grãos carregam. Os anti nutrientes são uma defesa do grão para seu predador no caso nós! "Ahhh poxa vida não vou mais poder comer meu feijãozinho com arroz? to fora", não é bem assim o arroz branco é um dos que menos tem anti nutrientes diferente do integral, o feijão e outros você pode usar o método de fermentação para se livrar dos anti nutrientes!
    Vou deixar um vídeo para explicar melhor sobre os grãos:


    Você já deve ter ouvido falar sobre o glúten, mas talvez nem tenha dado muita bola para isso, bom o glúten eu classificaria como sendo algo realmente prejudicial."Nossa, nunca mais vou poder comer um pãozinho?"  não é bem assim, tem casos e casos, cada pessoa tem um organismo, tem pessoas que são totalmente intolerantes ao glúten, tem outras que não, mas sabendo o dano que o glúten pode causar é melhor evitar, comer não deve ser algo cheio de regras, comer é uma necessidade fisiológica.

#00 - Conceito perda de peso Paleo


Olá galera, vamos entender o conceito de como emagrecemos de modo resumido!



    Perder peso não deve ser uma tarefa estressante e não deveria também ser algo tão difícil de se conseguir, seu corpo sempre vai lutar para que você esteja com a sua saúde boa, porém e se o seu metabolismo receber a informação que está tudo bem quando não está? Vamos descobrir o que fazer, e os benefícios de uma dieta Paleo.

    Veja o vídeo abaixo sobre por que fechar a boca não é o que funciona:

 

Quantas vezes muitas pessoas fracassam quando o assunto é fazer dieta? Muitas vezes, alguns estudos afirmam que mais de 95% das pessoas que começam a fazer dieta depois de um tempo param de fazer e acabam engordando tudo de novo e mais um pouco. Isso geralmente ocorre porque, as dietas são muito restritivas, estressam, e claro você tem outras coisas para pensar no seu dia a dia.

    Quando você come demais e seu corpo estoca gorduras que são resultados da transformação da glicose seu cérebro escuta a informação que tem muita gordura estocada através das leptinas que estão presentes nas células adiposas. O problema ocorre quando você começa a estocar muita gordura, você desenvolve resistência a leptna, ou seja seu cérebro recebe tanta informação que tem gordura que ele passa a não receber o sinal da leptina, e por esse motivo seu cérebro acha que você está precisando estocar gordura, então seu corpo "liga o botão" estocar, seu metabolismo fica mais lento, você começa a sentir menos disposição para atividades físicas, gasta menos energia possível, e o pior pode perder massa magra porque seu corpo pensa sempre não ter gorduras.

    Nas dietas tradicionais costumamos fazer restrições calóricas, comprar produtos lights e diets, dar preferencia por arroz e pão integral, leite desnatado. Essas restrições das dietas comuns acabam por nos deixar tristes, com fome, e estressados por não poder comer coisas gostosas. A verdade é que o corpo não é uma maquina, ninguém funciona igual a outra pessoa, mas claro temos um processo metabólica igual.

    Se seu corpo começa a fazer uma restrição calórica, e troca de alimentos ele vai entender aquilo como algo ruim muitas vezes, porque ele está com um problema na comunicação com as células adiposas. Você dará menos comida e menos açucar então seu corpo vai começar a perder peso, porém esse peso pode ser nos primeiros dias água e musculo. você vai perder gorduras também mas em menor quantidade ou com muita dificuldade.

    Mas tem como você sair desse problema, você pode "ativar o botão" queimar gorduras, basta você alimentar seu corpo com o mínimo de carboidratos possíveis, já que eles vão virar glicose e glicose ativa insulina, com a insulina alta seu corpo não queima muita gordura ele apenas espera a glicose para ter energia, quando você não fornece glicose seu corpo usa a sua gordura para a transformar em energia, quando você come gorduras e proteínas não ativa a insulina, essa gordura ou proteína consumida da mais saciedade e te ajuda a queimar gordura.