terça-feira, 20 de outubro de 2015

#01 - Dieta Paleo e Grãos


    Olá galera, hoje vou falar sobre os grãos na alimentação paleo.
 
    Por que a dieta se chama Paleolítica? esse é um bom principio para começar a explicar a dieta, ela tem esse nome porque remete a era paleolítica que foi antes do advento da agricultura, onde os homens costumavam caçar para se alimentar. Isso significa que eu vou ter que sair por ai caçando minha comida igual aos homens das cavernas? NÃO afinal nós não precisamos fazer isso, e não tem nada a ver com isso, a questão do nome é mais por causa da agricultura!

    A dieta Paleolítica não inclui grãos em geral, e você deve estar pensando: "que absurdo!!", pois é eu também fiquei preocupada quando ouvi isso, afinal sempre tinha ouvido falar sobre a importância de comer grãos por causa das fibras e nutrientes, mas o que eu não sabia era sobre os anti nutrientes que esses grãos carregam. Os anti nutrientes são uma defesa do grão para seu predador no caso nós! "Ahhh poxa vida não vou mais poder comer meu feijãozinho com arroz? to fora", não é bem assim o arroz branco é um dos que menos tem anti nutrientes diferente do integral, o feijão e outros você pode usar o método de fermentação para se livrar dos anti nutrientes!
    Vou deixar um vídeo para explicar melhor sobre os grãos:


    Você já deve ter ouvido falar sobre o glúten, mas talvez nem tenha dado muita bola para isso, bom o glúten eu classificaria como sendo algo realmente prejudicial."Nossa, nunca mais vou poder comer um pãozinho?"  não é bem assim, tem casos e casos, cada pessoa tem um organismo, tem pessoas que são totalmente intolerantes ao glúten, tem outras que não, mas sabendo o dano que o glúten pode causar é melhor evitar, comer não deve ser algo cheio de regras, comer é uma necessidade fisiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário